Depoimentos

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP – Direito

Danubya Pereira de Medeiros


Desde sempre, soube que meu caminho profissional haveria de ser percorrido numa carreira jurídica, posto que o Direito logo cedo me cativou. Nunca tive dúvidas quanto a isso!

No início de 2007 iniciei minha almejada graduação no Curso de Direito das FIP, movida a sonhos e muitas aspirações, e, hoje, mais que nunca, tenho a certeza que escolhi a Instituição de Ensino certa para minha formação acadêmica.

Durante os cinco anos do curso, me graduei em dezembro de 2011, aproveitei ao máximo cada período para, efetivamente, estudar. Sempre estudei com afinco e foco, o que nunca fora um peso ou martírio para mim, que sempre encarei o conhecimento como o instrumento mais eficaz e nobre, para se progredir na vida.

Também aproveitei a minha fase acadêmica para participar de praticamente todas as oportunidades que a FIP oferecia, como os Congressos, Projetos de Extensão, curso de oratória, Júris simulados, processos seletivos para estágios acadêmicos, e tantas outras atividades. Quanto aos processos seletivos de estágio, ainda na faculdade, tive a alegria de ser aprovada, nas primeiras colocações de duas seleções: o TRT-13 – Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, e o TJ-PB – Tribunal de Justiça da Paraíba, sendo que escolhi estagiar neste último Tribunal, lugar onde fiquei até a colação de grau, em 2011.

Posso dizer com convicção, que tive uma formação acadêmica sólida e consistente, ao passo que as Faculdades Integradas de Patos dispõe de um corpo docente reconhecidamente dos mais qualificados. Somado a isto, também há o fato de que eu sempre procurei ir além daquelas informações que me eram repassadas em sala de aula, pois a Ciência Jurídica é muito dinâmica, e desde a graduação tem de se adquirir o hábito da leitura e atualização constantes.

Fruto da minha dedicação ao curso e dos excelentes ensinamentos que tive na faculdade foi que, logo após colar grau, sem a necessidade de nenhum cursinho, prestei meu primeiro exame da Ordem e obtive aprovação, no ano de 2012.

Já advogada, em Julho de 2012 iniciei meus primeiros passos na vida profissional, adentrando nos quadros de Procuradores do Município de Patos, cargo que exerço até o momento.

Como Procuradora do Município atuo nas áreas do contencioso Cível e Trabalhista, também por assim dizer, na esfera administrativa através da elaboração de Pareceres Jurídicos.

Trabalhar na procuradoria há quase quatro anos, tem sido uma experiência profissional única, pois expandiu meus horizontes em termos de conhecimento e técnica jurídica; além disso, me fez perceber que dentre tantas possibilidades profissionais que o Direito propicia, a Advocacia Pública é a minha maior paixão, e onde espero progredir cada vez mais.

Além de trabalhar na Procuradoria do Município, também atuo como Advogada, na advocacia privada, notadamente em causas cíveis.

Ademais das minhas atividades profissionais, várias horas do meu dia são dedicadas ao estudo voltado para concurso público, especificamente para o cargo de Procurador do Estado, nesse momento, minha maior aspiração profissional.

Dito isto, por fim, deixo àqueles que estão iniciando seus estudos na graduação de Direito, que se alegrem por terem escolhido um curso apaixonante e transformador. Que invistam desde o começo no aprendizado, que elejam o estudo como prioridade, e que criem, já na graduação, o hábito da leitura diária, pois este é um facilitador quando você adentra a vida profissional.

Embora o mercado de trabalho esteja – não apenas para as atividades jurídicas – cada vez mais competitivo, vejo isto como sinônimo de maior rigor com a qualidade daqueles que exercem suas atividades, e não propriamente como escassez de postos de trabalho; uma vez que, para o profissional capacitado, que se mantém atualizado e que se dedica cotidianamente, haverá sempre oportunidades, e se não tiverem, ele as cria.






18/06/2016

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP – Odontologia

Eduardo Eudes Nóbrega de Araújo

Meu ingresso no curso de Bacharelado em Odontologia das Faculdades Integradas de Patos (FIP) ocorreu por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), onde conquistei bolsa integral para a Instituição, obtendo primeiro lugar geral na seleção. Ciente da relevância da conquista, surpreendi-me ainda mais por ser nas FIP, visto conhecer a grande estrutura e arcabouço docente da mesma.

Durante os difíceis anos de curso, pude ter uma formação baseada nas ações da Odontologia consideradas por uma visão holística e integrada do ser humano, o que não é comum vivenciar em cursos de graduação na área. As práticas humanizadas em clínicas altamente estruturadas e preparadas para recepcionar os mais diversos níveis de complexidade de agravos à saúde estomatognática, propiciaram experiências que me tornaram seguro durante todas as minhas atuações clínicas como profissional. É com muita satisfação e orgulho que menciono esta Instituição tão renomada, que traz destaque ao Sertão Paraibano tão castigado pelas condições ambientais e sociais, um real diferencial nas ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal na região.

Pela minha dedicação e esforço na busca de uma formação com máximo proveito e absorção de conhecimentos, em meados do curso, fui aprovado no Concurso Público Municipal de Pombal, entre as primeiras colocações e, no último ano de curso, fui premiado e homenageado pelo melhor Coeficiente de Rendimento Escolar das turmas concluintes da Instituição e do curso de Odontologia, obtendo mais de 92% de aproveitamento.

Prestes a concluir o curso de graduação, já havia iniciado estudos intensos para as posteriores seleções para Programas de Pós-Graduação em nível de Mestrado, onde na primeira seleção que participei, fui aprovado com o primeiro lugar geral e como bolsista no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN) do setor de Estudos voltados a Medicina Nuclear e Radioecologia do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UPFE) que trata de estudos voltados à radioatividade natural ambiental e sua influência nos seres humanos. Passei então a estudar sobre as condições radiométricas do sertão paraibano e as influências da radiação emitida pela jazida de urânio do município de São José de Espinharas na possibilidade de desenvolvimento de diversos tipos de câncer nos habitantes deste município e dos municípios de Patos, São Mamede, Santa Luzia, São José do Sabugí e Junco do Seridó. Com esta pesquisa, descobri dados importantes no que concerne aos aspectos radiométricos da região, o que impulsionou minhas pesquisas para o almejado Doutorado. Obtive média máxima (A) na aprovação da defesa da minha Dissertação sobre a temática.

No decorrer da minha vida profissional, tive o prazer de atuar como Cirurgião-Dentista Clínico nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Santa Luzia-PB, Junco do Seridó-PB, Santana dos Garrotes-PB e Itambé-PE, este último, onde atuo desde 2015. Vivenciei casos difíceis e tenho certeza que, caso não tivesse sido integralmente preparado pela Instituição, não teria tido a ideal resolutividade com integridade e segurança.

Após a conclusão do Mestrado acadêmico, fui aprovado na primeira seleção de Doutorado que pude participar, dessa vez, no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPE, com área de concentração em Clínica Integrada e linha de pesquisa voltada a estudos em Estomatologia, ainda sendo o único aluno do Departamento de Odontologia da UFPE com projeto aprovado para implementação de bolsa de estudos pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), obtendo média máxima.

Atualmente, desenvolvo minha pesquisa de Doutorado nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de São José de Espinharas, Patos, São José do Sabugí, São Mamede e Junco do Seridó, coletando espécimes compostas por elementos dentários e espículas ósseas alveolares mandibulares e maxilares para avaliação por Tomografia de Coerência Óptica e Microtomografia Computadorizada e análises das possíveis influências da radiação na composição dessas estruturas. Ainda, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) – São Paulo-SP, promoverei o diagnóstico radiométrico de todas essas estruturas, podendo conhecer todos os elementos radioativos presentes nas mesmas e associar o nível de acúmulo às possibilidades de alterações carcinogênicas e desenvolvimento de câncer na população da área.

Não poderia deixar de agradecer todas as oportunidades obtidas pelas FIP em todo o período em que fiz parte desta Instituição da qual me orgulho e tenho grande prazer em carregar na minha história acadêmica. Aos atuais alunos, desejo sucesso e capacidade de reconhecer a importância do conhecimento oferecido e dos esforços da grande e seletiva equipe docente que tanto contribui para que seus alunos atinjam todos os seus objetivos profissionais e apresentam competência para prepara-los da melhor forma possível.



18/06/2016

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP - Enfermagem

Denisy Dantas Melquiades

É com satisfação que hoje sou enfermeira desta casa ao qual me formei e me tornei uma profissional e Enfermeira de Sucesso dentro e fora da instituição. Hoje sou mestranda pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, mas me tornei especialista em UTI e em Enfermagem do Trabalho também nesta casa. É com imensa satisfação que leciono e invisto todas as energias que tenho para trazer para o corpo discente do curso de Enfermagem, atualidades e inovações no assistir/intervir, ensinar/aprender, gerenciar e dar ao paciente a melhor qualidade possível na assistência de Enfermagem. Esse programa serve de espelho para que os alunos tenham uma imagem real de que o profissional que saí da Instituição está apto ao mercado de trabalho.

Bem hoje após todos os objetivos alcançados enquanto profissional, devo dizer que a trajetória não foi fácil, mas que valeu muito a pena todos os esforços e todas as dificuldades durante minha carreira. Tenho um imenso orgulho de ter escolhido não apenas a minha profissão mais também de ter me formado nesta instituição de ensino.

Toda a minha formação está voltada as Faculdades Integradas de Patos, a qual hoje todo esse zelo, retribuo aos alunos através de conhecimentos científicos, a FIP me adaptou aos desafios e ao mercado de trabalho de forma grandiosa.

Sem duvidas hoje verdadeiramente não só alcancei as expectativas, mas planos bem mais altos do que antes sonhados, conquistei além do respeito o reconhecimento pela profissional que sou. Antes de me tornar Enfermeira nunca em tempo algum imaginei tamanhas conquistas.

Deixo aqui para o aluno FIP a certeza de que está no caminho e na instituição certa, desafios todos temos, a diferença está na forma com que cada um enfrenta, trazendo para si a responsabilidade de fazer diferente e melhor.










18/06/2016

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP – Biomedicina

Wendell Wons Neves

Bacharelado em Biomedicina - Faculdades Integradas de Patos (2012). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco, onde trabalho com Biossensores Ópticos e Terapia Fotodinâmica utilizando nanopartículas de ouro frente a fungos patogênicos. Doutorando em Inovação Terapêutica na Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolvo pesquisas na área de Microbiologia com ênfase em Micologia Médica, onde trabalho com sensibilidade antifúngica utilizando derivados Tiofênicos frente a micoses superficiais. Atualmente sou pesquisador bolsista temporário no CETENE (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste), onde trabalho com produção de Biocombustível através de fermentação por fungos.

Comecei fazendo o curso de Biomedicina sem saber realmente do que se tratava de quais disciplinas iria cursar ou até mesmo em qual profissional iria me enquadrar, em razão das 33 áreas de atuação do Biomédico. Comecei o curso um pouco “perdido”, sem saber realmente se era aquilo que eu realmente queria fazer. Mas, as disciplinas foram se encaixando e os semestres passando. Comecei a trilhar um caminho direcionado a docência, através do programa de “monitoria” e logo me identifiquei à carreira acadêmica e de pesquisa, onde que, com muito esforço, ingressei no Mestrado em Engenharia Biomédica na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e no Doutorado em Inovação Terapêutica, também na referida Instituição.

Quando fui aprovado no Mestrado da UFPE percebi o quanto foi valioso minha experiência nas Faculdades Integradas de Patos. As FIP, na sua totalidade, possui um sistema bastante organizado, que se preocupa com o aprendizado do aluno, bem como sua formação, direcionando ao mercado de trabalho, tive oportunidade de desenvolver bastante conhecimento técnico com vários profissionais qualificados nesta Instituição. Desta forma, com muito esforço e dedicação, muitas oportunidades surgiram, inclusive, recentemente consegui ingressar no CETENE como pesquisador bolsista temporário.

As minhas expectativas durante a graduação foram sanadas e minha experiência nas FIP contribuiu notavelmente para minha qualificação, de fato, na medida em que atuava como aluno monitor, aumentava ainda mais meu conhecimento técnico, o que me proporcionou uma facilidade maior em realizar as pesquisas de Mestrado e desenvolver todas as atividades a mim confiadas.

Concluindo, gostaria de enfatizar minha satisfação em ter cursado o Bacharelado em Biomedicina, nas Faculdades Integradas de Patos. Estou bastante satisfeito com o patamar que consegui alcançar até este momento e que o futuro será ainda mais promissor. São sinceros os meus agradecimentos a todo o corpo docente e técnico da Instituição, que me apoiaram a todo o momento nesta trajetória e se dispuseram a contribuir com a minha formação.

Meu conselho aos alunos que ainda estão na Graduação é que, aproveitem o máximo que a Instituição possa oferecer e desfrutem da sua excelente estrutura e corpo docente, para concretizar a tão sonhada conquista profissional.




18/06/2016

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP – Sistemas de informação

Laudson Silva de Souza

Sou Bacharel em Sistemas de Informação pelas Faculdades Integradas de Patos, Mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC. Analista Desenvolvedor de Sistemas. Professor Titular no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão MAC-SI das Faculdades Integradas de Patos - FIP. Professor da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA em Campina Grande/PB. Professor substituto do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Professor Titular do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC. Gerente de Projetos e Analista Desenvolvedor de Sistemas da WS Net Works. Membro de Corpo Editorial do International Journal of Network Security & Its Applications (IJNSA), International Journal of Software Engineering & Applications (IJSEA), International Journal of Control Science and Engineering (IJCSE), Conference on Computer Science, Engineering and Applications (CSEA), International Conference on Cybernetics & Informatics (CYBI), International Conference on Data Mining (DTMN) e International Conference on Cloud Computing: Services and Architecture (CLOUD).

Minha satisfação hoje se resume em uma palavra, “orgulho”, de não só ser aluno egresso FIP, mas também ter tido a oportunidade de ser um aluno FIP “ativo”, ou seja, basicamente tudo que a Instituição me ofereceu enquanto aluno, eu desfrutei, inclusive de bolsas de projetos de pesquisa e extensão, orientação e encaminhamento para minha vida acadêmica e profissional, enquanto pós graduado no mestrado da UFRN.

As FIP possui um papel importante em todo o processo, em especial meu curso de graduação, o Bacharelado em Sistemas de Informação, nada disso teria sido possível, e hoje tenho o prazer de ter Mestrado em Sistemas e Computação pela UFRN, ser docente em diversas instituições de ensino superior e Coordenador de uma Graduação de Bacharelado em Ciência da Computação, além de vários artigos que foram gerados através da minha pesquisa de mestrado e reconhecidos internacionalmente. Ou seja, hoje sou um profissional bem sucedido e tenho o prazer de dizer que sou professor e principalmente aluno egresso desta renomada instituição de ensino. Desde do meu segundo período que engrenei no mercado de trabalho por causa do meu curso, curso este que abriu e continua abrindo diversas portas e as mais variadas oportunidades...

Todas as minhas expectativas foram satisfeitas..., enquanto aluno comecei a me identificar de vez pela docência no ensino superior, na qual já vinha atuando neste ramo, docência em ensino básico e profissionalizante, desde dos meus 17 anos de idade, mas a FIP me despertou ainda mais por este ramo..., como também desde do meu segundo período comecei a colocar em prática tudo que aprendi com meu curso, e já tive um impacto positivo, inclusive profissionalmente...

O conselho que deixo para os alunos graduados das FIP é que Busquem, estudem, procurem usufruir de todos os conhecimentos que o corpo docente das FIP passam para vocês! Sejam alunos “ativos”, e não fiquem só na sua “obrigação” em pagar as disciplinas e pronto! Participem de TUDO que as FIP oferece e lhe disponibiliza, projetos, eventos, incentivos, Enade, avaliações e etc... Exalte o orgulho em ser aluno FIP, e vejam quantos já carregam este reconhecimento de sucesso! Isto será seu diferencial no presente e no futuro!

O aluno egresso do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação das FIP, tem mãos um leque de opções de carreira a seguir, como Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, Gerente de Projetos, Administrador de Banco de Dados, Arquiteto de Sistemas de Informação, Consultor em TI, Administrador de Redes de Computadores, Analista de Suporte, Pesquisas e etc..., bastando se identificar com a subárea específica, e procurar sempre se manter atualizado e antenado com as melhores oportunidades do mercado... Valendo sempre ressaltar que esta nossa área é o presente e o futuro de todos os outros ramos...

As Faculdades Integradas de Patos me deu uma base sólida para que eu pudesse seguir
na carreira acadêmica e colher bons frutos, como estou fazendo até os dias de hoje.
Alguns Agradecimentos...

Agradeço as FIP, por todas as oportunidades e ensinamentos, que até hoje venho colhendo ótimos frutos, inclusive como docente amigo desta Instituição... Agradeço a todos os meus familiares, em especial aos meus filhos e a minha esposa.

Agradeço a todos os meus professores da época da minha graduação, que não irei citar nomes para não cometer nenhuma injustiça... Agradeço em especial ao meu grande amigo e coordenador do curso na minha época da graduação, o prof. Hamurab Medeiros, por todas as oportunidades e ensinamentos, grande homem, como profissional, em especial como ser humano... Agradeço ao meu grande amigo e orientador de TCC, parceiro de projeto de pesquisa e extensão, professor e hoje o coordenador do curso de Sistemas de Informação das FIP, prof. Pablo Suaréz, por todas as oportunidades e ensinamentos, que além de tudo que já participamos juntos, nos tornamos também colegas de trabalho...


18/06/2016

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP – Pedagogia

Maria Sineide Lacerda

Minha relação com as FIP começou cedo, na década de 70, quando, em 1978, conclui meu primeiro curso superior. Mas, foi o curso de Pedagogia que me oportunizou ser discente da instituição. Entretanto sou Economista, Licenciada em Letras, Pedagoga e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), Especialista em Educação pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Mestra em Gestão Educacional, pela UIL-Universidade Internacional de Lisboa.

Todas as minhas expectativas em relação aos cursos de graduação e pós-graduação cursados nas FIP me trouxeram grandes realizações profissionais e pessoais. A vivência na instituição, quer como discente ou docente, trouxe-me alargadas reflexões sobre a importância do meu papel profissional e, por consequência, tornei-me uma pesquisadora na área da Educação Infantil, Leitura e Ludicidade. Minhas pesquisas me levaram a idealizar e criar a Brinquedoteca das FIP, território que concentra a pesquisa e vislumbra a formação do pedagogo na perspectiva lúdica.

Gostaria de aproveitar a oportunidade que o PROAEG me oferece, nesse momento, para dizer aos meus alunos e alunas da graduação e da pós-graduação que não desperdicem a oportunidade de ser estudante de uma faculdade com estrutura física e instalações privilegiadas, corpo docente bem formado. As FIP dispõem de todos os elementos necessários à formação de um profissional preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

Hoje, sou uma educadora muito realizada, mas tudo é consequência de muita dedicação, responsabilidade e respeito à alteridade. Esse é o caminho.









18/06/2016

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP – Fisioterapia

Luã Carlos de Souza

Logo no início da graduação, nas Faculdades Integradas de Patos, uma certeza, as áreas acadêmica e científica eram minha paixão. A partir daí, estabeleci metas e trilhei caminhos para que um dia pudesse concretizar tudo aquilo que foi sonhado e planejado. Aos poucos, com muito esforço e muitas renúncias venho conseguindo. Eu sou Graduado em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP. Eu sou Especialista em Neuroreabilitação pelo Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Mestrando em Neurociências no Laboratório de Processamento Córtico-Cortical do Instituto do Cérebro – UFRN e membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – SBNeC.


Durante o meu processo de formação, desfrutei de toda a estrutura ofertada pelas FIP, participei de monitorias, grupos de pesquisas e estágios voluntários, aos poucos, fui descobrindo e moldando o meu perfil acadêmico e interesse científico. Após o término do curso, ingressei na especialização e antes de termina-la, fui aprovado em PRIMEIRO LUGAR na seleção de mestrado em uma Universidade Federal, este resultado, do qual me orgulho muito, mostra que com muito esforço e dedicação, aliados a uma boa formação, podemos competir de igual pra igual com alunos de todas as partes do Brasil.

No auge de todos os momentos difíceis e conturbados vividos por mim, enquanto estudante de Fisioterapia das FIP, nas salas de aulas, na clínica escola e nos laboratórios de anatomia, um sentimento e uma vontade ecoavam dentro de mim, superar todas as adversidades e um dia regressar a esta faculdade, desta vez como PROFESSOR. Espero um dia, realizar este sonho, seria uma forma de retribuir as FIP tudo aquilo que venho conquistando.

E por fim, quero expressar o sentimento mais nobre de um ser humano, GRATIDÃO. Em especial a toda minha família pelo apoio incondicional, isso me deu força para superar todas as dificuldades, assim como, a todo o corpo docente que tive contato nesse período, meus MESTRES, responsáveis por tornarem e transformarem um menino vindo do interior do Rio Grande do Norte em um profissional humano e responsável, OBRIGADO a todos. Em seguida, termino com uma citação do inesquecível Charles Chaplin, direcionada para todos os estudantes do curso de bacharelado em Fisioterapia das FIP, como forma de mostrar que podemos conquistar tudo aquilo que sonhamos. “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”.

18/06/2016

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP – Letras

Antonio Mota da Silva

O conhecimento pode constituir uma base imprescindível para o alcance do sucesso individual e impulsiona o sujeito que o detém no sentido de um percurso permeado de êxito quando se pensa no mercado de trabalho. O reconhecimento contribui para engrandecer o sujeito, tanto na esfera pessoal quanto profissional. Essa consideração exposta através da valorização de alunos que estudaram nas FIP projeta em cada homenageado um inegável orgulho de fazer parte da história dessa Faculdade.

Como egresso pós-graduado FIP dou testemunho favorável ao relevante trabalho prestado por essa instituição, compartilhando a alegria vivenciada durante o período em que nela estive como universitário. Foram momentos de intenso aprendizado impelidos por experiências pessoais marcantes e inesquecíveis vivências sociais.

Ingressei no Ensino Superior movido pela esperança de poder melhorar o padrão de vida (pessoal e familiar), aumentar os conhecimentos literários e expandir oportunidades de realizações profissionais. Pouco tempo depois, pude perceber que as expectativas foram satisfeitas, graças ao esforço impregnado e à excelência dos profissionais da entidade na qual estudei.

Se pudesse dividir a minha vida profissional, provavelmente o faria destacando dois estágios: um antes e outro depois da graduação nas FIP. Aquele, incerto, provisório e fragilizado, sobretudo porque as condições para manter o trabalho que desenvolvia (e pretendia conservar) sugeriam a necessidade de estudar mais. Este, libertador, pois a partir do momento em que conclui o curso vi surgirem oportunidades de progresso. Pós-graduado, tornei-me professor efetivo no município de Mãe D’água e, posteriormente, também em Patos.

Na condição de egresso, gostaria de sugerir aos alunos graduandos das FIP que nenhuma dificuldade os determine a desacreditar nas aspirações. Elas nos conduzem a planos realizáveis, a estágios elevados, a experiências prodigiosas. Os sonhos - aliados ao conhecimento – enlevam a alma e elevam o SER. ...



18/06/2016

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP - Biomedicina

Sandro Mascena Gomes Filho



Biomédico pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atualmente doutorando em Bioquímica no Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP), estudo biologia molecular do câncer, que descreve os processos celulares e bioquímicos relacionados a ele, objetivando me tornar professor universitário e pesquisador.

No tocante à graduação, em primeiro contato com as disciplinas biomédicas, obtive variados e importantes conhecimentos, entre eles, os fundamentos da patologia clínica e suas técnicas diagnósticas que oferecem relevantes informações sobre o estado de saúde e doença de um indivíduo, através da análise de fluídos orgânicos.

O estágio em Análises Clínicas, que capacita o aluno para o exercício das análises biológicas, foi uma vivência maravilhosa, quando junto a profissionais altamente qualificados na área, que estavam sempre dispostos a ensinar as atividades diárias desta fase de preparação para o ingresso no mercado de trabalho, pude aplicar conceitos e conhecimentos básicos que foram ministrados no decorrer do curso.

Conhecer a análises clínicas e um pouco sobre a pesquisa científica, aliados a admiração pelos meus professores, foi o bastante para me fazer mudar de rumo e buscar o ingresso no meio acadêmico.

Todas as minhas expectativas em relação ao curso de Biomedicina das FIP foram superadas, pois senti que estava de fato no caminho certo. A vivência na instituição me fez perceber o quão importante para a sociedade é um pesquisador, que, mediante a sua busca, traz significativas contribuições para a sociedade com resoluções de problemas que até então não havia.

Gostaria de dizer a todos os estudantes do curso de Biomedicina que, aproveitem bem a ótima infraestrutura e os professores do curso, pois, tudo que é necessário para que haja a formação de um excelente profissional está a sua disposição. Tudo só depende de você.





20/12/2014

Imagem

Aluno Egresso FIP de Sucesso

Aluno Egresso FIP - Direito

Jorge Marcio Pereira



Bacharel em Direito Pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela mesma instituição, advogado militante na Comarca de Água Branca, Estado da Paraíba, bem como na cidade de Tabira, Estado de Pernambuco, Membro da Comissão de Apoios aos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba; Delegado da Caixa de Assistência dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco e assessor jurídico do Município de Água Branca.

A cerca da graduação em Direito, asseguro que esta foi de fundamental importância na minha formação profissional, intelectual, no desenvolvimento laboral da advocacia, no trato com as pessoas, no respeito profissional e social, através dos conhecimentos (jurídicos e morais) adquiridos ao longo do curso, por meio de atividades acadêmicas que compõem a integralização de componentes teóricos e práticos na construção do saber, a exemplo dos debates, conferências, ciclos de palestras e minicursos que aconteceram no Congresso Jurídico, além da efetivação do acesso à proteção dos direitos sociais de forma prática, acompanhada por professores-orientadores que auxiliavam os acadêmicos na resolução de causas nas áreas cível, trabalhista e criminal, através das atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas – PRAJUR, que presta atendimento à população carente da cidade de Patos-PB.

Além disso, o bacharelado em direito proporcionou-me experiências nas realizações de concursos públicos com aprovação em cargos de Analista Judiciário, no TJPB, TRT/CE e TRE/PE. Uma outra experiência profissional importante, foi no exercício do encargo de Conciliador do TJPB, exercido na comarca de Água Branca.

Para o exercício diário da advocacia, os ensinamentos dos docentes foram essenciais para um labor pautado na ética, na dignidade e no respeito à pessoa humana, valores inerentes ao exercício profissional que transmitem confiança para a sociedade. Contudo, é certo que, devemos permanentemente nos aperfeiçoar, estabelecendo uma jornada diária de dedicação ao estudo do Direito com leituras, pesquisas e cursos, a fim de dominar a ciência jurídica, ciência que cuida da aplicação das normas constituintes vigentes em um país, como forma de merecer a confiança do jurisdicionado e da sociedade.





20/12/2014

Localização

Rua: Horácio Nóbrega, S/N – Bairro Belo Horizonte – Patos/ PB – Telef. (83) 3421-7300.
Email: proaeg@fiponline.com.br

PROAEGFIP - Programa de Acompanhamento de Egressos - Brasil : © 2013 - Todos os direitos reservados