I Encontro de Egressos do Curso de Psicologia das FIP

A Coordenação Geral do Programa de Acompanhamento de Egressos – PROAEG e a Coordenação do Curso de Bacharelado em Psicologia das FIP promoveram, durante o I Encontro de Egressos do Curso de Psicologia, no dia 02 de maio de 2016, às 19h, no Auditório Prof. Paulo Bonavides (Auditório de Direito desta IES), a Mesa Redonda: “Experiências Acadêmicas e Profissionais”. A atividade contou com a relevante participação dos psicólogos Helder Garcia de Brito, Larissa de Araujo Batista Suarez, Angelica de Oliveira Silva, Julia Graziela dos Santos Bezerra, Maria Auxiliadora dos Santos Fragoso e José Carlos Costa Xavier, alunos egressos FIP.

Na oportunidade, os alunos egressos palestrantes desenvolveram a temática proposta, acerca das “Experiências Acadêmicas e Profissionais”, através dos relatos de experiências vivenciadas por eles. Um momento de grande importância em que o público presente pode obter, através destes relatos, informações acerca da significativa relação existente entre ambiente interno das Faculdades Integradas de Patos e espaço externo, o mercado de trabalho.

O aluno egresso Helder Garcia de Brito enfatizou, em sua exposição, a sua atuação profissional, destacando os conhecimentos adquiridos no curso de Psicologia como essenciais na abertura de determinados espaços pós-conclusão do Curso. Helder está inserido no programa de residência multiprofissional em saúde com ênfase em intensivíssimo neonatal, locado na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), pela instituição de ensino UFRN.

Já a aluna egressa Larissa de Araújo Batista Suárez destacou a importância dos eventos acadêmicos, projetos de pesquisa e extensão, monitoria promovidos pelas FIP, quando enfatiza: “Participei assiduamente de eventos, congressos, exposições e feiras nos quais estruturei e publiquei resumos em anais os quais apresentei, em forma oral e em banner, sobre temáticas relevantes na contemporaneidade”. Esta iniciativa, segundo a egressa, foi de extrema importância em sua formação profissional. A egressa Larissa é mestranda em Psicologia Clínica na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, Professora da disciplina de Comportamento Organizacional e Coordenadora de um programa de pesquisa, intitulado, Desenvolvimento de um Sistema Especialista para auxiliar no processo de tomada de decisão de Pré-diagnósticos Psicopatológicos no curso de Sistemas de Informação das FIP.

Dentro deste importante evento acadêmico, a aluna egressa Angélica de Oliveira Silva, que atua profissionalmente como Psicóloga no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, no município de Santa Luzia –PB, ressaltou que o curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Patos - FIP contribuiu para a realização de um sonho, que seria se tornar Psicóloga. No entanto, Angélica afirma que para a realização deste sonho foram importantes: a grade curricular do curso, bastante rica e atualizada, abarcando todas as teorias e práticas que possibilitou ensinamentos que contribuíram para a sua formação acadêmica; o corpo docente excelente; programas e eventos que a Instituição e o curso lhe ofereceram. A diplomada afirma que é necessário buscar sempre o aperfeiçoamento e a atualização, procurando obter ainda mais satisfação pessoal e profissional, logo enfatiza: “É você que escolhe o profissional que quer ser”.

Outra aluna egressa, presente neste encontro, foi Julia Graziela dos Santos Bezerra, Psicóloga Clínica, na empresa Espaço Petrúcia Paiva. A diplomada caracterizou a sua atuação no mercado de trabalho enquanto profissional. Além disso, reforçou a importância da Instituição, especificamente do curso, na abertura de importantes espaços, necessário para uma melhor qualificação no âmbito da Psicologia, afirmando que: “Comecei a construir meu conhecimento tornando-me monitora da disciplina Bases Filosóficas e Neuropsicológicas do Comportamento Humano, logo em seguida adentrei projeto de extensão de prevenção de drogas, apoio pedagógico em Abordagens Terapêuticas I, participei também de estágios extracurricular, publicação de trabalhos” .

Participou também deste importante evento acadêmico, a aluna egressa Maria Auxiliadora dos Santos Fragoso que atua como Psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Esta diplomada afirmou que as FIP abriram as portas necessárias para sua vida profissional, através dos projetos de pesquisa e extensão e dos estágios promovidos pelo curso de Psicologia. Em sua exposição, foi enfatizado alguns fatos de sua trajetória profissional, bem como também, foi destacado o mercado de trabalho mais abrangente na atualidade para o profissional de Psicologia, com aberturas nas áreas de saúde pública como CAPS, CREAS, CRAS, NASF, hospitais, também em empresas, escolas etc.

O último palestrante, do I Encontro de Egressos do Curso de Psicologia, foi o aluno egresso, José Carlos Costa Xavier, mestrando na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Psicólogo Educacional, Professor Supervisor nos estágios de Psicologia da Educação e Hospitalar das Faculdades Integradas de Patos. O diplomado enfatizou a importância das FIP em sua formação profissional, durante a sua exposição oral, neste evento acadêmico, destacando a contribuição relevante do curso de Psicologia na sua formação acadêmica, pessoal e profissional, ressaltando: “Foi um mundo novo que se abriu, um leque de oportunidades e aprendizagem acarretado pela descoberta do real sentido das psicologias e sua fonte inesgotável de conhecimento”.

Durante o I Encontro de Egressos de Psicologia foi realizada, pela Coordenação Geral do Programa de Acompanhamento de Egressos – PROAEG e pela Coordenação do Curso de Psicologia, uma homenagem aos palestrantes, com a entrega da Placa “Egresso FIP de Sucesso”, condecoração ao aluno egresso por suas conquistas acadêmicas e profissionais.




Outras Informações

Localização

Rua: Horácio Nóbrega, S/N – Bairro Belo Horizonte – Patos/ PB – Telef. (83) 3421-7300.
Email: proaeg@fiponline.com.br

PROAEGFIP - Programa de Acompanhamento de Egressos - Brasil : © 2013 - Todos os direitos reservados