Homenagens aos Egressos no Evento Acadêmico do Curso de Pedagogia

De acordo com a Programação das Atividades da Disciplina de Práticas Pedagógicas II: ações educativas em espaços não escolares, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia das Faculdades Integradas de Patos, que tem como objetivo refletir sobre a importância da atuação do pedagogo em contextos não escolares, enfatizando as possibilidades de atuação deste profissional e os desafios encontrados no exercício desta profissão em espaços distintos, a Coordenação do Curso de Pedagogia das FIP desenvolveu ações educativas organizadas no formato de mesa redonda, que aconteceram no período de 20 de março a 13 de maio, no auditório do Curso de Direito das FIP.

Em vista destas novas perspectivas da prática pedagógica, viabilizando a concepção de uma educação integral, integrada e integradora, foram organizadas três Mesas redondas, sendo realizada, no dia 20 de março, a primeira Mesa Redonda sobre a “Pedagogia Hospitalar”. Já no dia 17 de abril, aconteceu a segunda Mesa Redonda com tema “Pedagogia Social”. E por fim, no dia 13 de maio, a terceira Mesa redonda que destacou a “Pedagogia Empresarial”. Participaram do evento alunos do Curso de Pedagogia e Profissionais (Egressos FIP) de determinadas áreas. Nesta oportunidade foi realizada uma homenagem aos egressos do Curso de Pedagogia que se destacaram por suas contribuições profissionais no desenvolvimento socioeconômico local e regional, através da entrega da Placa de “Egresso FIP de Sucesso”, promovida pela Coordenação do Curso de Pedagogia com apoio da Coordenação Geral do Programa de Acompanhamento de Egressos (PROAEG).

Dentro da programação do evento, no dia 13 de maio, a aluna egressa do Curso de Pedagogia das FIP, Flavia Gomes da Silva, participou da mesa redonda e foi uma das homenageadas neste evento acadêmico. Nesta oportunidade, a Pedagoga destacou o uso efetivo do conhecimento teórico-prático adquirido na faculdade para atuar profissionalmente, ressaltando o papel social transformador do pedagogo em que as ações educativas devem priorizar a formação do sujeito e o desenvolvimento humano, destacando a pedagogia empresarial em sua exposição.

Flavia, mencionou a contribuiução, de forma direta, que o curso de pedagogia das FIP teve na sua formação enquanto pedagoga, mais, e principalmente, enquanto cidadã consciente, que tem responsabilidade total dos direitos e, sobretudo, dos deveres inerentes a profissão, do viés social que está embutido nessa bonita e importante área de conhecimento. Optando pelo segmento da pedagogia empresarial, em que se objetiva uma melhoria na prestação e execução de bons serviços nas organizações e treinamento para uma nova base de gestão pessoal, a egressa atua em uma rede de lojas do setor de perfumaria, fazendo um acompanhamento direto com os seus funcionários e clientes, buscando a cada dia o alcance de novas metas e a melhoraria do serviço prestado.

Na noite do dia 13 de maio de 2015, a Coordenação do Curso de Pedagogia e Coordenação Geral do Programa de Acompanhamento de Egressos (PROAEG) teve a honra de homenagear também outras egressas do curso, com a entrega da Placa “Egressa FIP de Sucesso”, foram elas: Acilina da Silva Candeia, Maria Sineide Lacerda, Alexsandra Lacerda, Cecília Rodrigues Diniz, Zoriane Delfino da Silva.

A aluna egressa Acilina da Silva Candeia, Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Anne Sullivan, atua profissionalmente como Coordenadora pedagógica na Ação Social Diocesana de Patos e realiza trabalhos de Integração Social, Educacional e Familiar no Médio Sertão da Paraíba e do Cariri do Cerará com o Projeto Movendo Cidadania que desenvolve atividades sócio educativas com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. A Pedagoga afirmou que o curso de Pedagogia teve uma contribuição enriquecedora em sua vida profissional, pois lhe proporcionou um excelente embasamento teórico que vem fortalecendo sua prática com o trabalho social, em que pode ser contemplado a Pedagogia Social.

Durante este evento acadêmico obtivemos a oportunidade de homenagear mãe e filha. Esta situação aconteceu com a egressa Maria Sineide Lacerda, idealizadora do Projeto intitulado “Dia do Brincar” aprovado na Câmara de Vereadores de Patos, Professora e Coordenadora da Brinquedoteca do Curso de Pedagogia, mãe da egressa, Alexsandra Lacerda, Professora do Curso de Pedagogia. Depois da entrega das Placas de “Egresso FIP de Sucesso”, a Pedagoga Maria Sineide, afirmou que ficou muito feliz com a homenagem e destacou em suas palavras o orgulho de sua vida, a sua filha, Pedagoga e Professora do Curso de Pedagogia. Já a Pedagoga Alexsandra enfatizou que o curso lhe proporcionou um leque de possibilidades profissionais e que obteve uma visão inicial da profissão do Pedagogo, convivendo com excelentes profissionais, inclusive alguns familiares como a sua mãe e a sua tia, aprendendo a lidar e atuar com as políticas voltadas para a Educação Básica, proporcionando analisar teoria e prática de forma dinâmica e reflexiva.

Outras egressas homenageadas foram, Cecília Rodrigues Diniz, Professora do Curso de Pedagogia, Coordenadora da educação inclusiva do município de Maturéia-PB, especificamente do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e, Zoriane Delfino da Silva, Professora da F.E.C.R. e Pedagoga da Secretaria Municipal de Patos – PB. Nesta oportunidade as Pedagogas, agradeceram a homenagem e destacaram a importância do Curso de Pedagogia em sua Formação Profissional. No encerramento deste evento acadêmico aconteceu o sorteio e a entrega de brindes, camisas do PROAEG para os o público participante.



Outras Informações

Localização

Rua: Horácio Nóbrega, S/N – Bairro Belo Horizonte – Patos/ PB – Telef. (83) 3421-7300.
Email: proaeg@fiponline.com.br

PROAEGFIP - Programa de Acompanhamento de Egressos - Brasil : © 2013 - Todos os direitos reservados