Perfil de Destaque – Aluna e Egressa FIP de Jornalismo

Rianny Farias Brandão é aluna egressa FIP do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos que tem hoje reconhecimento profissional. A diplomada enfatiza a descoberta do amor pela profissão durante a trajetória acadêmica, afirmando:

“Iniciei o curso sem saber ao certo o que queria e foi na faculdade que descobri uma de minhas maiores paixões. Nasci realmente para ser jornalista!”

O primeiro contato profissional de Rianny na área de jornalismo foi ainda no meio acadêmico, enquanto aluna, quando no ano de 2007, produziu com os colegas de curso o documentário “Em Roliúde, o Bode é Rei!” na cidade de Cabaceiras, no Cariri Paraibano. O vídeo abordou as potencialidades da “cidade cenário”, contando a sua historicidade e enfatizando os pontos turísticos, a culinária, a economia e os costumes de sua gente. Considerada a “Roliúde Nordestina”, a cidade mais cinematográfica do Nordeste por sua iluminação natural foi escolhida por alguns diretores “Globais” para realização de gravações de diversos filmes, entre os mais conhecidos, O Auto da Compadecida, Romance, Canta Maria e Cinema Aspirinas e Urubus, projetando a pequena cidade para o mundo.

Após lançamento do vídeo produzido na cidade de Cabaceiras, Rianny, que assinou a direção do documentário, foi convidada a participar de vários outros eventos e festivais de cinema representando o vídeo documentário acadêmico, que teve repercussão profissional. Ainda em 2007, “Em Roliúde, o Bode é Rei!” recebeu o prêmio de Melhor Documentário do Semi-Árido Paraibano no FESTCINE Digital em Campina Grande e Cabaceiras – PB.

Finalizando o curso, Rianny produziu mais um documentário: “Eu quero Tomar Café”. Enfatizando apenas um protagonista, relatando a vida humilde de um morador, Epitácio Januário dos Santos, que residia em uma comunidade chamada “Cangote do Urubu” na periferia da cidade de Patos, na Paraíba, e que apesar de viver em ambientes quase desumanos, nunca deixou de almejar a realização dos seus sonhos. Com este documentário, agora, a Egressa FIP, ganhou o Festival Cinema com Farinha e conseguiu participar do Festival de Cinema Cineport, que ocorreu no ano de 2009 em João Pessoa, capital Paraibana.

Atualmente, a diplomada trabalha em uma empresa de comunicação no município de Santa Inês, no Estado do Maranhão, como Editora chefe de redação do jornal impresso “Agora Santa Inês”, onde coordena a editoria de Polícia, transitando também pela de Cidade. Na profissão, a egressa obteve também reconhecimento profissional internacional com algumas matérias, uma delas, no início de julho de 2013, quando publicou o sinistro com um árbitro de futebol, acompanhando o caso até a prisão dos responsáveis pelo crime. O que chamou a atenção do repórter Jens Glüsing, da revista alemã “Der Spiegel”, que veio a Santa Inês e visitou a redação do AGORA para colher mais informações sobre o caso, além de fotografias dos acusados e vídeos registrados após o crime, e a do jornalista Jere Longman, de um dos jornais impressos mais importantes do mundo, o The New York Times, que também esteve em Santa Inês em busca de maiores informações sobre o caso do juiz.

Após publicações de matérias no site do AGORA, sobre a descoberta de uma senhora que aos 112 anos seria uma das mulheres mais velhas do Brasil, Ricardo Pereira Lago, que trabalha no Gerontology Research Group, consultor principal para o Guinness World Records, entrou em contato com a Jornalista e sua equipe, procurando levar a centenária Dona Teodoria a fazer parte de um grupo especial de pessoas vivas chamado de supercentenários.

Neste contexto foi agraciada por dois anos como Jornalista destaque na cidade de Santa Inês, no Estado do Maranhão. Hoje, além de editora do “Agora Santa Inês”, a aluna egressa atua profissionalmente como assessora parlamentar, exercendo também uma das suas maiores paixões: a arte de fotografar, possuindo um acervo de quadros fotográficos que, em sua maioria, são exibidos em exposições pela região. Dentro deste contexto, Rianny afirma:

“Estou muito feliz, porque tenho a oportunidade de trabalhar no que gosto me tornando uma profissional multifacetada e empenhada em aliar as teorias obtidas na faculdade ao contexto da prática. Entre tantos fatos que ainda acontecerão no meio profissional, agradeço de coração, as Faculdades Integradas de Patos, aos professores, aos colegas e amigos de turma acadêmica.”





Outras Informações

Localização

Rua: Horácio Nóbrega, S/N – Bairro Belo Horizonte – Patos/ PB – Telef. (83) 3421-7300.
Email: proaeg@fiponline.com.br

PROAEGFIP - Programa de Acompanhamento de Egressos - Brasil : © 2013 - Todos os direitos reservados