Egressos FIP têm trabalhos aprovados para Conferências Internacionais

Até pouco tempo eles eram alunos. Hoje, são professores no mesmo curso em que foram graduados, o bacharelado em Sistemas de Informação das FIP. E como se não bastassem as conquistas e o crescimento profissional, Laudson Souza e Héldon Albuquerque representarão as Faculdades Integradas de Patos em conferências internacionais sobre Tecnologia da Informação.

Os professores tiveram seus artigos aprovados para eventos que serão sediados na América do Norte, Europa e Ásia. A submissão de trabalhos faz parte da metodologia adotada no Mestrado em Sistemas e Computação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para avaliação dos mestrandos.

As propostas apresentadas por Laudson Souza em seus trabalhos defendem a diferenciação no desenvolvimento de softwares para computadores convencionais, chamados desktop, e as tecnologias mobile, como smartphones e tablets. “Na minha pesquisa eu provo que existem características particulares para desenvolver sistemas móveis que devem ser levadas em consideração. Essas diferenças influenciam no preço, prazo, custo, esforço e complexidade do software”, explicou.

Os artigos de Laudson foram aceitos para a Conferência Internacional sobre Avaliação e Novas Abordagens para Engenharia de Software (ENASE), em Lisboa, Portugal; Conferência sobe Engenharia e Ciência da Computação (CSE), nos Emirados Árabes; Conferência Internacional de Ciência da Computação e Engenharia da Informação (ICCSIE), em Nova Iorque; e Conferência de Engenharia de Sistemas para Softwares Móveis (MOBILESoft), na Índia.

Já Héldon Albuquerque fará a exposição dos seus trabalhos na Conferência Internacional sobre Software e Engenharia da Informação (ICSIE-2014), em Singapura; e na Conferência de Sistemas de Software Intensivos, Complexos e Inteligentes (CISIS-2014), na cidade de Birmingham, Reino Unido. O professor propõe a interação tecnológica entre o homem e o computador, através de ações rotineiras do ser humano. Segundo o professor, a computação ubíqua é a saída para facilitar a realização de tarefas no dia a dia.

“O meu trabalho trata sobre as smart homes, ou seja, casas inteligentes. Tarefas básicas como acender as luzes, abrir portões ou assistir filmes, serão realizados automaticamente, por que a casa reconhece o dono e se adapta às suas preferências. Eu trabalho para afinar a interação dos dispositivos, no protocolo que envolve o ambiente da comunicação ubíqua”, esclareceu Héldon.

Para ambos os professores, as conquistas alcançadas hoje têm como alicerce a formação que receberam enquanto acadêmicos. “Eu tive sempre ótimos professores e uma educação de qualidade nas FIP”, lembrou Héldon. “As Faculdades Integradas de Patos nos deu uma base sólida para que nós pudéssemos seguir na carreira acadêmica e colher bons frutos, como estamos fazendo hoje”, reconheceu Laudson. Os professores preparam-se agora para as viagens e as apresentações dos trabalhos, que devem acontecer entre os meses de abril e julho.


Outras Informações

Localização

Rua: Horácio Nóbrega, S/N – Bairro Belo Horizonte – Patos/ PB – Telef. (83) 3421-7300.
Email: proaeg@fiponline.com.br

PROAEGFIP - Programa de Acompanhamento de Egressos - Brasil : © 2013 - Todos os direitos reservados